Giancarlo Altafini - Fotógrafo

Vendas pela internet – Por que investir em boas fotos?

Você alguma vez já teve dúvidas sobre a confiabilidade de um e-commerce? Eu mesmo já passei por isso várias vezes – mesmo um sendo um nativo digital – e deixei de comprar por esta razão. A experiência de compra ganha cada vez mais importância e para ter sucesso vendendo através da internet, é fundamental se colocar na posição do comprador, tentando antecipar suas expectativas.

Assim você começa a se fazer perguntas, como por exemplo: quais informações ele espera encontrar na descrição dos produtos? Quais os métodos de pagamento que ele busca encontrar na hora de realizar a compra? Como deverão ser as fotos do meu produto para que o comprador sinta que minha loja é profissional e confiável?

Pode não parecer à primeira vista, mas entre todos os fatores que podem definir o sucesso ou insucesso de uma loja virtual, a qualidade das fotos do seu produto irá cumprir um papel preponderante, influenciando diretamente nas vendas e taxas de conversão.

 

Porque as fotos devem ter uma qualidade mínima

 

Eu creio que você concordará comigo quando digo que uma foto pode exprimir muito mais do que um texto. Nossa cultura é muito visual e na hora da venda, mesmo numa loja online onde o cliente tem a chance de pensar mil vezes antes de comprar qualquer coisa, primeiras impressões ainda são importantíssimas.

 

Se você está construindo uma loja virtual ou pretende vender através de um marketplace, leve muito a sério a questão da qualidade das fotos dos seus produtos. Ao entrar na sua loja online, o cliente certamente associará a qualidade das imagens com a qualidade dos seus produtos.

 

De cara ela distinguirá quando uma loja online é profissional em comparação com algum outro negócio que ainda está dando seus primeiros passos no mercado e não possui um bom material.Não é por acaso que os marketplaces são tão exigentes em relação à qualidade das imagens.

 

Nestes casos isso pode ser ainda mais crítico, pois quando o visitante faz uma consulta por uma determinada categoria de produto, as suas fotos e a dos seus concorrentes ficarão uma ao lado da outra.

 

A tendência é que cada vez mais aumente a competitividade entre os vendedores e se considerarmos a hipótese de colocar lado a lado uma foto amadora e outra profissional, você tem alguma dúvida sobre qual geraria mais confiabilidade e em qual delas o visitante irá clicar primeiro?

 

Diferente da loja física, onde o comprador pode ver o produto, tocá-lo e testá-lo, numa loja online todas as informações que ele precisa devem estar ali, tanto na descrição quanto nas fotos.Sendo assim, uma boa foto serve não só para representar seu produto da melhor forma possível, mas também para dar ao cliente o maior número de informações possíveis sobre aquele produto através de uma linguagem visual.

 

Mas afinal o que é uma boa foto de produto?

 

Então vamos lá, o que é importante na hora de pensar nas suas fotos:

 

  • Resolução adequada, a foto deverá ser tirada em alta resolução mas a versão que será colocada na loja online deverá ter uma resolução menor para não deixar a página pesada.

 

  • Iluminação bem distribuída para que não se criem sombras muito fortes e o comprador possa ver todos os detalhes do produto.

 

  • É importante ter fotos variadas, consistentes e com vários ângulos do seu produto.

 

  • É essencial ter fotos que mostrem seu produto por inteiro e seus diferentes lados (por exemplo frente e trás), e também fotos mais aproximadas dos detalhes (por exemplo um zíper, um acabamento ou peça importante).

 

  • O fundo mais utilizado para esse tipo de fotografia é o fundo infinito, (ou fundo branco) porque de maneira geral, ele elimina as distrações na foto e assim destaca seu produto.

 

  • É muito recomendado também que se faça um tratamento nessas fotos para deixar os produtos sem nenhuma mancha ou falha, para que a foto fique bem balanceada (produto bem centralizado e no tamanho padrão), além de fazer com que as cores do produto na foto estejam fiéis às suas cores originais. Assim ele estará sendo apresentado da melhor forma possível. Isso demanda um conhecimento técnico importante.

 

  • Recomendo no mínimo que cada produto tenha 3 ou 4 fotos.

 

  • Já quando me perguntam sobre a quantidade máxima, opino que este número deveria girar em torno de 8 fotos, (mas claro, isso depende do produto e da proposta). Um quantidade maior, pode causar um efeito contrário e incomodar o comprador.

 

Contratar um profissional ou produzir suas próprias fotos?

 

Imagine que você quer comprar uma almofada na internet e encontra essa que está na foto abaixo. Qual a sua opinião sobre essa foto?

 

Aí você pesquisa um pouco mais e encontra um marketplace bem organizado com a foto abaixo:

Agora conte-me: mesmo que as duas fotos tivessem a mesma almofada, qual das duas fotos te deixaria mais propenso a comprar? Exatamente. A segunda foto provavelmente terá uma conversão muito melhor porque a iluminação está ajustada e as cores são fiéis ao produto real.

 

Nos e-commerces brasileiros vamos encontrar fotos de produto muito ruins e muito boas também, mas a questão importante é: como VOCÊ quer apresentar seus produtos para o mercado?

 

Investir na criação de um estúdio e em equipamentos profissionais como câmeras, lentes, iluminação, telas de fundo, além de cursos de fotografia e edição não se justifica para a grande maioria das empresas.Por isso, se você não possui a estrutura ou as ferramentas pra fazer esse trabalho num padrão mínimo de qualidade, recomendo que busque um profissional.

 

Um profissional da área domina todos estes conceitos que venho expondo pra você, possui todos os equipamentos e o know-how necessários para garantir a qualidade das suas fotos.

 

Quando esta afirmação parte de um fotógrafo como eu, que presta este tipo de serviço, talvez você fique pensando que ela seja tendenciosa, mas você sempre terá a alternativa de criar a sua própria equipe, desde que ela seja composta de pessoas que dominem esse assunto.

 

Espero que o seu negócio cresça rapidamente e isso se justifique o quanto antes, mas enquanto isso ainda não é uma realidade, estarei por aqui para ajudá-lo a obter sucesso em suas vendas pela internet.

 

Se você tiver interesse em conhecer um pouco mais sobre meu trabalho, conheça meu Instagram .

Um abraço.

Giancarlo Altafini

Equipe Mercado de Insumos

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