Fardos de fibras siliconadas

Diferença entre fibras siliconadas abertas e fechadas

Para um dia a dia mais ágil na sua empresa, é necessário analisar as diferentes fases do processo de produção e descobrir maneiras de otimizá-los, certo? Para isso, é importante acompanhar as novidades tecnológicas apresentadas no mercado e buscar conhecer melhor os insumos utilizados na criação dos seus produtos. Um bom exemplo são as fibras siliconadas, usadas no enchimento de brinquedos, almofadas, travesseiros e outros artigos.

Se você trabalha com esse material, é muito provável que saiba que as fibras podem ser compradas abertas ou fechadas. Mas você tem conhecimento sobre as principais diferenças entre estas alternativas? Sabe qual é a melhor opção para a sua empresa? Confira a seguir:

Fibras de silicone fechadas

Fibras fechadas são comercializadas em fardos com volume aproximado de 1 m³ e peso entre 250 e 300 quilos. São compactadas por prensas hidráulicas, não expandidas e não processadas. Fibras fechada ainda não passaram pelos processos de cardagem e de abertura.

Como funciona o processo de abertura das fibras siliconadas

Antes de investir nesta opção, é essencial conhecer como é o processo de abertura de fibras, certo? Para isso, deve ser usada uma máquina especialmente desenvolvida para este fim. Primeiro, a fibra, compactada e fechada, é colocada na esteira, localizada em uma das pontas do aparelho. Então, o material é processado por rolos guarnecidos, responsáveis por separar os filamentos das fibras com seus dentes que lembram escovas. No fim do processo, a fibra sai da máquina expandida em tufos. Se quiser saber o assunto, confira o post sobre o funcionamento das máquinas de abrir fibras.

Fibras de silicone abertas

Estas fibras já foram processadas em máquinas de abrir fibras  e estão prontas para o enchimento. Geralmente são vendidas em sacos que podem variar entre 1 e 10 kg e podem custar até 80% a mais por quilo comparado com as fibras fechadas.

Qual é a melhor opção?

Comprar a fibra fechada traz alguns benefícios para a sua fábrica, especialmente quando pensamos na economia proporcionada. Há, por exemplo, a economia de espaço físico necessário para guardar o material. Outra vantagem é a economia financeira: como o volume das fibras fechadas é muito menor, sua empresa gastará menos com o transporte deste insumo, além de custarem até 30% a menos que as fibras siliconadas abertas.


Para saber se vale a pena investir em uma máquina de abertura de fibras, é uma boa ideia analisar o volume de produtos fabricados na empresa. Quando a quantidade é pequena – se você não precisa de mais de 10 quilos de fibras siliconadas para encher os artigos comercializados, por exemplo – as fibras ja expandidas e abertas podem ser a melhor opção. Já as empresas que possuem uma demanda mensal maior de produtos – e consomem mais de 400 quilos por mês de fibras de silicone – podem ter uma boa economia quando investem em fibras fechadas. Nesse caso, vale adquirir um equipamento de processamento de fibras.

Já conhece a linha de fibras siliconadas abertas e fechadas do Mercado de Insumos? Venha conhecer!

Equipe Mercado de Insumos

Comentários

  1. Fernanda Doria disse:

    Olá!
    Gostaria de saber se as fibras de poliéster são sempre antialérgicas, ou só se receberem esse tratamento…
    Faço artigos para crianças e vi aqui que outras pessoas tem esse problema das fibras escaparem pelos buracos do tecido, e dei uma olhada no link da fibra siliconada oca conjugada 7×64. Só que a quantidade mínima de venda pelo que eu entendi é de 100 quilos, e eu gostaria de testar antes… Será que encontro desse material em lojas do saara? Enfim, vou procurar, e adorei as informações do site!

    1. Olá Fernanda, tudo bem?

      De fato nem todas as fibras possuem propriedades antialérgicas. Neste momento o Mercado de Insumos só comercializa quantidade mínima de 100 kg. Procure por fibra siliconada aberta ou fibra siliconada para almofadas e travesseiros e você encontrará com grande facilidade. No Saara se encontra tudo, não é mesmo? Boa sorte e se precisar da gente, estamos à disposição.

      Equipe Mercado de Insumos

  2. Leonardo disse:

    Vcs podem informar as fábricas de fibra de silicone

    1. Olá Leonardo, você encontra fabricantes e importadores de fibras siliconadas neste site:
      http://www.mercadodeinsumos.com.br/texteis-e-acessorios/fibras

  3. Leonardo disse:

    Vcs podem passar os fabricantes da fibras ????

    Pôr favor

    1. Olá Leonardo, você encontra fabricantes e importadores de fibras siliconadas neste site:
      http://www.mercadodeinsumos.com.br/texteis-e-acessorios/fibras

  4. Robson disse:

    Boa tarde, gostaria de saber a diferença entre os percentuais de fibra (30%, 60% e 100%). O que isso quer dizer?

    1. Olá Robson, tudo bem?

      Não conseguimos identificar de qual das nossas postagens você retirou estes percentuais. O que podemos dizer atualmente é que as fibras abertas, já processadas, custam até 60% a mais que as fibras fechadas.

  5. Thiago disse:

    Ola, gostaria de saber qual porcentagem de fibra siliconadas 20%,60% ou 100% e quantos quilos posso usar para echer um urso de 2 metros ( 200 cm )? Me orientaram a usar 7 quilos, mas estou na dúvida. Grato.

    1. Olá Tiago, tudo certo?

      Não há uma orientação precisa sobre qual volume de fibras utilizar em seu urso. É necessário ir colocando material até que o mesmo fique “cheinho”. A quantidade de fibra varia muito, pois há fibras de melhor qualidade, que resultam em maior volume, e outras nem tanto. Escolha uma boa fibra e vais precisar usar menos fibra.

      Equipe Mercado de Insumos

  6. claudia chelminski disse:

    Olá, estou tendo o mesmo problema que a Elisabeth. Costumo comprar a fibra siliconada Santa Fé e faço almofadas usando tricoline. Reparei que as fibras saem mesmo pelas tramas do tecido. Isso ocorre mesmo usando uma capa interna de TNT.

    Onde encontro essa fibra siliconada conjugada?

    1. Olá Claudia, tudo certo?
      É pouco comum os filamentos da fibra ultrapassarem o tecido TNT. Há muitas hipóteses que podem ser levantadas: tipo de fibra, comprimento de corte da fibra, o tipo de TNT. Nossa sugestão é usar a fibra siliconada oca conjugada 7×64. Aqui esta o link para você comprar. Clique aqui

  7. elizabeth disse:

    oi boa tarde. quero deixar uma pergunta, uma duvida. faço bichinhos de meia para bebês. o enchimento que consigo comprar,para o enchimento,é a fibra siliconada.mas eu implico com ela porque solta muitas fibras que ficam por fora e são dificeis de retirar. gostaria de saber se existe alguma alternativa à fibra siliconada que eu possa usar. não sei se vão poder me responder. conheci o site agora, fazendo buscas por uma alternativa. mas se for possivel um esclarecimento eu agradeço muitíssimo.

    1. Olá Elizabeth, tudo bem?

      Sem analisar o tipo de tecido, ou ainda, qual fibra de fato você esta usando, é difícil ajudar. De qualquer maneira vamos deixar uma sugestão: Utilize a fibra siliconada conjugada 7×32 (você pode estar usando a 7×64 que possui o fio longo e acaba saindo pela trama do tecido).

      Equipe Mercado de Insumos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *